Trilhas - Informações
- Pedro Henrique
- 29 de abr. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 2 de mai. de 2024

Com o intuito de garantir uma experiência segura e de qualidade aos visitantes das áreas protegidas estaduais, foi implementado pelo Inea o Programa Estadual de Guias de Turismo e Condutores de Visitantes. Este programa, estabelece diretrizes para o uso público em parques estaduais, credenciamento e prestação de serviços de guias de turismo e condutores de visitantes.
Os profissionais selecionados passam por capacitação e treinamentos específicos, capacitando-se para conduzir visitantes em atrativos e trilhas das unidades de conservação estaduais.
É importante destacar que, para percorrer as trilhas na Reserva Ecológica da Juatinga, é necessário contratar um guia de turismo ou condutor de visitantes credenciado pelo programa. Essa medida não apenas assegura a segurança dos visitantes, mas também contribui para o sustento das comunidades locais e para a conservação ambiental da região.
Conheça as Trilhas mais conhecidas e procuradas da Reserva da Juatinga:
Vila Oratório - Praia do Sono
Esta trilha é o único acesso terrestre à REEJ e é o ponto de partida para a região da Praia do Sono a Ponta Negra. O começo da trilha fica na Vila Oratório, localidade fora dos limites da reserva. São 3,1 km de extensão, sendo que aproximadamente na metade do seu percurso está o marco dos limites. A trilha tem traçado bem definido, estruturas de acessibilidade e placas ao longo do caminho.
Percurso: 3,1 km.
Duração: 50 minutos a 1 hora.
Grau de Dificuldade: Moderado.
Praia do Sono – Poço do Jacaré
Esta trilha inicia a partir do meio da praia, próximo à igreja, e segue para dentro da comunidade.
Percurso: 1,2 km.
Duração: 25 minutos.
Grau de Dificuldade: Leve.
Praia do Sono – Praia dos Antigos
A partir do fim da Praia do Sono, a trilha até a Praia dos Antigos tem uma distância de 600 metros. Essa trilha tem subida íngreme e boa parte do percurso não é sombreado. O caminho é muito frequentado, especialmente na temporada de verão.
Percurso: 600 metros.
Duração: 30 a 45 minutos.
Grau de Dificuldade: Moderado.
Praia dos Antigos – Praia dos Antiguinhos
Breve trecho que liga a Praia dos Antigos à Praia dos Antiguinhos.
Percurso: 150 metros.
Duração: 10 minutos.
Grau de Dificuldade: Leve.
Praia dos Antiguinhos – Praia das Galhetas
Liga a Praia dos Antiguinhos à Praia das Galhetas.
Percurso: 1,2 km.
Duração: 40 minutos.
Grau de Dificuldade: Moderado.
Praia das Galhetas – Praia da Ponta Negra
O visitante que desejar conhecer a Praia da Ponta Negra pode percorrer uma breve trilha que parte da Praia das Galhetas.
Percurso: 600 metros.
Duração: 10 minutos.
Grau de Dificuldade: Leve.
Praia da Ponta Negra – Cachoeira do Saco Bravo
A caminhada começa na praia da Ponta Negra, subindo pela comunidade na trilha que passa ao lado da Escola Municipal. O trajeto da praia até a cachoeira é de 4 km, com muitas subidas e descidas.
Percurso: 4,2 km.
Duração: 2 horas e meia.
Grau de Dificuldade: Pesado.
Praia da Ponta Negra – Cairuçu das Pedras
É a mais longa trilha da REEJ. O ponto de partida fica na comunidade da Praia da Ponta Negra, e a trilha atravessa a face sul, no sentido sudeste da península. A chegada é na localidade de Cairuçu das Pedras, região que compreende do Cairuçu das Pedras à Juatinga.
Percurso: 6,5 km.
Duração: 7 horas (ida e volta).
Grau de Dificuldade: Pesado.
Cairuçu das Pedras – Martim de Sá
É localizada na região de Cairuçu das Pedras a Juatinga e durante o percurso existem alguns mirantes naturais para contemplar a paisagem da península. As trilhas em Martim de Sá dão acesso a dois atrativos dessa praia: o Poção e o Pico do Miranda.
Percurso: 5,3 km.
Duração: 2 horas e 30 minutos.
Grau de Dificuldade: Moderado.