top of page

Trilhas - Informações


Trilhas Paraty

Com o intuito de garantir uma experiência segura e de qualidade aos visitantes das áreas protegidas estaduais, foi implementado pelo Inea o Programa Estadual de Guias de Turismo e Condutores de Visitantes. Este programa, estabelece diretrizes para o uso público em parques estaduais, credenciamento e prestação de serviços de guias de turismo e condutores de visitantes. 


Os profissionais selecionados passam por capacitação e treinamentos específicos, capacitando-se para conduzir visitantes em atrativos e trilhas das unidades de conservação estaduais. 



É importante destacar que, para percorrer as trilhas na Reserva Ecológica da Juatinga, é necessário contratar um guia de turismo ou condutor de visitantes credenciado pelo programa. Essa medida não apenas assegura a segurança dos visitantes, mas também contribui para o sustento das comunidades locais e para a conservação ambiental da região. 



Conheça as Trilhas mais conhecidas e procuradas da Reserva da Juatinga:

Vila Oratório - Praia do Sono 

Esta trilha é o único acesso terrestre à REEJ e é o ponto de partida para a região da Praia do Sono a Ponta Negra. O começo da trilha fica na Vila Oratório, localidade fora dos limites da reserva. São 3,1 km de extensão, sendo que aproximadamente na metade do seu percurso está o marco dos limites. A trilha tem traçado bem definido, estruturas de acessibilidade e placas ao longo do caminho.


  • Percurso: 3,1 km. 

  • Duração: 50 minutos a 1 hora. 

  • Grau de Dificuldade: Moderado. 

Praia do Sono – Poço do Jacaré 

Praia do Sono – Praia dos Antigos 

Praia dos Antigos – Praia dos Antiguinhos 

Praia dos Antiguinhos – Praia das Galhetas 

Praia das Galhetas – Praia da Ponta Negra 

Praia da Ponta Negra – Cachoeira do Saco Bravo 

Praia da Ponta Negra – Cairuçu das Pedras 

Cairuçu das Pedras – Martim de Sá 



Comments


bottom of page